Salvador

› Carnaval 2008 › Salvador

Salvador

Quarta, 6 de fevereiro de 2008, 16h21

Cantor Denny encerra folia em Salvador

Daniela Castro

Enquanto a cidade já começava a retomar sua rotina, com muita gente correndo aos bancos e casas lotéricas para pagar as contas vencidas durante o Carnaval, uma multidão ainda se esbaldava ao som da Timbalada, em Ondina. Já passava das 12h30 desta quarta-feira de Cinzas quando o cantor Denny finalmente disse "tchau" aos foliões, depois de capitanear o "Arrastão" iniciado pouco antes das 10h, no Farol da Barra.

» vc carnaval: envie já vídeos e fotos
» Escolha o melhor da folia
» Leia mais notícias de Salvador

O cantor, que se apresentou três dias em cima do trio (sexta e sábado puxando o bloco Timbalada e segunda animando a pipoca), passou a maior parte do tempo cantando no chão, lado a lado com o cacique Carlinhos Brown.

Os cantores Tonho Matéria e Ricardo Chaves também se juntaram ao show itinerante, que desfiou sucessos como Toneladas de desejo. O ator Luís Miranda, do extinto Sob Nova Direção, da Rede Globo, surgiu da multidão e arriscou uns versos no microfone de Brown.

Já no final do percurso, em Ondina, Denny e Tonho Matéria improvisaram uns passos de capoeira. Foi a deixa para Carlinhos Brown pedir mais espaço aos seguranças do trio e ordenar a próxima música: Meia-lua inteira, sucesso de Caetano Veloso.

Aberta a roda, o público assistiu a um belo show de espontaneidade, durante o qual artistas e foliões se revezaram em vigorosos aús, meias-luas e rabos de arraia. O "palco" não foi suficiente para os capoeiristas de plantão e a vontade de participar da festa gerou um princípio de tumulto, logo contornado pela produção.

"Maderada rima com quê?"
Enquanto a capoeira era a dona da festa na frente, atrás chegava Ivete Sangalo, para dividir com a Timbalada o comando do Arrastão. A musa chegou à paisana. Ao invés dos superproduzidos figurinos, subiu em seu trio Maderada de short, camiseta e tênis brancos. Investiu em canções como Good luck/Boa sorte, de Vanessa da Mata, até cruzar com Carlinhos Brown, que foi fazer companhia à amiga nos vocais da bela Obaluaê.

Apesar de as duas bandas estarem tocando simultaneamente, a musa sabia que aquele momento era de Brown. Trocou o microfone por uma baqueta de madeira, com a qual marcou o compasso da percussão ali mesmo, na grade de proteção do tio elétrico. "Maderada rima com quê, minha gente?", incentivava Ivete, enquanto ciceroneava seus convidados.

Entre eles, estavam Alexandre Guedes (Motumbá), que deu uma palinha de Quero Ver Você Descer e Bororó, e Preta Gil, que resgatou Toda Menina Baiana, sucesso do pai Gilberto Gil.

Viviane Tripodi e Netinho também participaram da festa no trio de Ivete, mas ficaram longe do microfone. Encerradas as participações, Denny reassumiu o comando do Arrastão, levando Cachaça, Mulatê do Bundê e a nova Regando-te. E o Carnaval de Salvador, finalmente, terminou.

Agência A Tarde

Busque outras notícias no Terra