Rio de Janeiro

› Carnaval 2008 › Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Quarta, 6 de fevereiro de 2008, 17h07

Beija-Flor é bicampeã do Carnaval do Rio

A Beija-Flor de Nilópolis conquistou o bicampeonato do Carnaval carioca depois de ter seu título do ano passado investigado pela Polícia Federal após suspeitas de que o resultado teria sido manipulado. A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, que apurou as suspeitas de irregularidades no desfile, não conseguiu comprovar a manipulação no resultado de 2007.

» Veja fotos da comemoração
» Veja fotos do desfile da Beija-Flor
» Reveja todos os desfiles do Rio
» Veja a classificação geral
» Você concorda com o resultado?

Desde o início da apuração, a Beija-Flor tomou a liderança. O Salgueiro conquistou o 2º lugar, seguido da Acadêmicos do Grande Rio e da Portela. Este é o 11º título da escola. Nos últimos seis anos, ela faturou cinco títulos, com exceção de 2006, quando perdeu para a Vila Isabel.

O desfile da Beija-Flor trouxe o enredo do fenômeno solar na avenida e seus integrantes desfilaram com fantasias repletas de efeitos de luzes e cores radiantes.

As alegorias da agremiação mostraram palmeiras, pássaros de fogo e produtos e civilizações com peças de cerâmica. A expedição pelas matas à procura de minas de ouro e uma cidade feita com metal coloriram a avenida.

A Beija-Flor trouxe a influência portuguesa na Fortaleza de São José de Macapá. O governo do Estado do Amapá forneceu auxílio financeiro do desfile, considerado um dos mais luxuosos da história da escola.

Apuração
Nem a fraca chuva que caía no Rio de Janeiro foi capaz de afastar os torcedores das escolas na Praça da Apoteose, juntando uma multidão de cores e bandeiras. Depois de freqüentes deslizes, a Portela figurava entre as primeiras posições, mas no último momento viu sua força cair diante da Grande Rio, que alcançou a terceira posição.

O desfile das campeãs será realizado na noite deste sábado, com a participação das escolas que conseguiram os seis primeiros lugares. Além da Beija-Flor, desfilam o Salgueiro, Grande Rio, Portela, Unidos da Tijuca e Imperatriz Leopoldinense.

Penalidades
Ao contrário de São Paulo, duas escolas do Rio de Janeiro foram penalizadas. A São Clemente perdeu 0,5 ponto depois que a modelo Viviane de Castro perdeu o tapa-sexo de 4cm que usava no desfile e acabou sendo rebaixada para o Grupo de Acesso.

Até então uma das favoritas, a escola Acadêmicos do Grande Rio também perdeu um décimo dos pontos na apuração final, devido a um problema na oitava alegoria.

A vencedora do Grupo de Acesso foi a escola Império Serrano, que desfila com a elite do Carnaval carioca em 2009.

Redação Terra

Márcio Mercante/O Dia
Neguinho da Beija-Flor comemora título da escola na Praça da Apoteose
Neguinho da Beija-Flor comemora título da escola na Praça da Apoteose

Busque outras notícias no Terra