Rio de Janeiro

› Carnaval 2008 › Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Quarta, 6 de fevereiro de 2008, 03h01

Desfile de blocos começa cedo e arrasta foliões

No último dia de Carnaval, os foliões do Rio não quiseram saber de descanso e voltaram às ruas para acompanhar diversos blocos, como o Carmelitas, A Rocha e Banda de Ipanema, entre outros. Logo às 10h, em Santa Teresa, o tradicional Bloco Carmelitas se concentrava no Largo dos Guimarães para, uma hora depois, arrastar mais de mil foliões, segundo os organizadores do evento.

» vc carnaval: envie já vídeos e fotos
» Leia mais notícias do Rio de Janeiro
» Leia mais notícias em 'O Dia na Folia'

Com o sol dando o ar da graça, o que não havia acontecido nos outros dias de folia, a animação aumentou. A tática de botar o bloco na rua na manhã da terça-feira gorda se repete há dois anos no Carmelitas. "Achamos melhor, fica mais vazio", explicou Zé Paulo, um dos organizadores. Vestida de Nega Maluca, Valéria Lopes, 33 anos, acordou às 6h para se fantasiar. "Bebo um pouco de água e entro no ritmo", afirmou ela, que estava com as amigas de "carmelitas".

Mas quem acordou tarde também aproveitou a animação dos blocos. Por volta das 13h, A Rocha levou centenas de pessoas à praça Santos Dumont, na Gávea, seguindo pela rua Marquês de São Vicente. Um folião vestido de diabo carregando placa em protesto contra o IPTU chamava a atenção. "DesorDEM urbana é coisa do demo", afirmava o cartaz.

A Banda de Ipanema desfilou pela 44ª vez nas ruas do bairro. Muitos foram fantasiados de personagens de filmes e desenhos animados, como Meninas Superpoderosas e os guerreiros do filme 300. Com restos de fantasias dos desfiles da Sapucaí, amigos fundaram a Unidos do Improviso. "Desfilamos na União da Ilha e aproveitamos o que sobrou e o que achamos no chão", disse Rafael Cedrola, 25 anos.

O Dia

Busque outras notícias no Terra