Rio de Janeiro

› Carnaval 2008 › Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Terça, 5 de fevereiro de 2008, 05h31

Beija-Flor defende título com fenômeno solar

A Beija-Flor encerrou os desfiles da segunda e última noite do Grupo Especial do Carnaval 2008 no Rio de Janeiro com um fenômeno solar na avenida. Com o carro "Brilho de Fogo", os integrantes da comissão de frente da escola brilharam com as fantasias vermelhas parecendo labaredas com o efeito das luzes vindas de lâmpadas no interior do veículo.

» vc carnaval: envie já vídeos e fotos
» Veja mais fotos do desfile da Beija-Flor
» Anísio diz que Beija-Flor vem para ganhar
» Leia mais notícias do Rio de Janeiro

Criada na comunidade de Nilópolis, a menina Rayssa Oliveira, de apenas 17 anos, mostrou o amor pela escola que defende ao manter o ritmo mesmo com a sandália solta. Rainha da bateria da escola desde os 13 anos, Rayssa mostrou que não sentiu o peso da responsabilidade de defender a escola campeã do ano passado no samba-enredo Macapaba: equinócio solar, viagens fantásticas do meio do mundo.

Além da espécie em extinção beija-flor de fogo e local onde a ave se alimenta, a alegoria do abre-alas também mostra palmeiras. Outras alas mostraram diversas formas de produtos e de civilizações com peças enormes de cerâmica.

Setores do desfile representam uma necrópole fenícia, na mistura entre povos indígenas e fenícios a expedição pelas matas à procura minas de ouro e uma cidade inteira feita com o metal em um dos carros alegóricos.

Outras alas simbolizam a ganância de piratas espanhóis, holandeses, ingleses e franceses, no ímpeto de busca aos tesouros da terra. A era das navegações e a mitologia de terras eldoradas são temas do carro alegórico.

A Beija-Flor focou a influência portuguesa na Fortaleza de São José de Macapá. Fechando o desfile, a escola mostrou o monumento do marco zero, de cerca de 30m de altura. Do alto da estrutura, é possível observar o fenômeno do equinócio.

O governo do Estado do Amapá auxiliou financeiramente o desfile.

A Beija-Flor foi fundada em 25 de dezembro de 1948 por um grupo de amigos de um bloco carnavalesco de Nilópolis, que já tinha o nome atual da escola. Em 1953, a agremiação foi inscrita na Confederação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Em 1954, já disputava o Carnaval. A escola foi a vencedora do Carnaval 2007.

Redação Terra

AFP
Beija-Flor é integrada principalmente por membros da comunidade de Nilópolis
Beija-Flor é integrada principalmente por membros da comunidade de Nilópolis

Enquete

  • Qual a nota que você dá para o desfile da Beija-flor?
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • Busque outras notícias no Terra