Rio de Janeiro

› Carnaval 2008 › Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Terça, 5 de fevereiro de 2008, 01h07 Atualizada às 02h43

Volta de Luiza Brunet marca desfile da Imperatriz

A passagem da Imperatriz Leopoldinense pela Sapucaí marcou a reestréia da ex-modelo Luiza Brunet como rainha de bateria, após dois anos afastada do Carnaval carioca, como ninfa das águas em plumas azuis e verdes. Terceira a desfilar no segundo dia do Grupo Especial, a escola de Ramos escolheu o tema mais recorrente do Carnaval 2008 - os 200 anos da chegada da corte real portuguesa ao Brasil - descrevendo em um desfile luxuoso o império de João e Marias. O enredo é referência a três marias: a rainha Dona Maria, mãe de Dom João VI, e Antonieta, rainha da França e Leopoldinense, mulher de Dom Pedro I, a Maria que deu nome à escola.

» vc carnaval: envie já vídeos e fotos
» Veja fotos do desfile
» Veja fotos ampliadas de Luiza Brunet
» Elymar acredita em campeonato da Imperatriz
» Leia mais notícias do Rio de Janeiro

A comissão de frente trouxe marias em baile de gala. O carro de abre-alas traz componentes homens vestidos de mulheres. A ala das baianas da Imperatriz Leopoldinense representa os 'Azulejos Portugueses'.

O quarto carro alegórico da escola, chamado de 'Todos se vão de Portugal', levou à avenida uma grande carruagem com esculturas de dois cavalos brancos, representando a saída de d. João de Portugal.

O principal carro da escola foi o quinto, uma baleia de 11m de comprimento articulado que simbolizava a chegada de Dom João VI ao País. O carro quase emperrou antes da entrada. O nome da alegoria é "D. João Chega ao Rio de Janeiro".

O encerramento do desfile da Imperatriz Leopoldinense marcou a primeira vez que a escola dedicou uma ala inteira ao bairro de Ramos, na zona norte do Rio, sede da escola.

A Imperatriz Leopoldinense nasceu, em 1959, para suprir a carência do bairro da Leopoldina, que já não contava mais com a Recreio de Ramos, tradicional escola da região desde os anos 30. Ganhou o primeiro título com o samba-enredo O Que é Que a Bahia Tem, em 1980.

Ainda desfilam hoje Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.

Redação Terra

Rudy Trindade/Futura Press
Luiza Brunet é o grande destaque da escola
Luiza Brunet é o grande destaque da escola

Enquete

  • Qual a nota que você dá para o desfile da Imperatriz?
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • Busque outras notícias no Terra