Rio de Janeiro

› Carnaval 2008 › Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Segunda, 4 de fevereiro de 2008, 05h28

Viradouro protesta e arrepia no fechamento do Rio

Proibida por ordem judicial de desfilar com alegoria alusiva ao extermínio de judeus, a Unidos do Viradouro protestou pela liberdade de expressão com o carro substituto, exibindo faixas com as frases "Liberdade ainda que tardia" e "Não se constrói o futuro enterrando a história". Com o enredo É de arrepiar, a agremiação de Niterói procurou causar sensações no fim do primeiro dia de desfiles do Carnaval 2008 na Marquês de Sapucaí. Com fantasia amarela, a atriz Juliana Paes foi rainha de bateria e representou a taça Jules Rimet, conquistada pelo Brasil na Copa do Mundo de 1970.

» vc carnaval: envie já vídeos e fotos
» Veja fotos ampliadas de Juliana Paes
» Veja fotos do desfile
» André Spínola esquia em plena Sapucaí
» Leia mais notícias do Rio de Janeiro

Frustrada pelo veto à sua idéia original, arrepiar pela repugnância com o carro que teria o ditador Adolf Hitler sambando sobre uma pilha de corpos, o carnavalesco Paulo Barros colocou um integrante representando o inconfidente Tiradentes e os demais integrantes em volta vestidos de branco e amordaçados.

A comissão de frente veio com um carro de 40 metros de extensão para sustentar uma pista de ski de 9m de altura, abastecida por 26 toneladas de gelo trituradas momentos ants do desfile. Quarenta atletas da Confederação Brasileira dos Desportos de Neve (CBDN) se apresentaram com pranchas de snowboard e esqui.

A segunda ala, a do arrepio do cabelo, remeteu ao personagem de Edward, Mãos de Tesoura, filme de Tim Burton. Um imenso salão de beleza e personagens urbanos como punks e moicanos também são representados.

O terceiro setor abordou o arrepio da paixão. O desfile cresceu da amizade - o toque nas mãos, um beijo na boca e paixões, até simulações de sexo. A alegoria referente ao nascimento conta com a escultura de um bebê gigante segurado pelos pés, de cabeça para baixo. A escola faz ainda referência a Leonardo da Vinci, Villa Lobos e Portinari.

Em outro setor, a escola retratou os insetos asquerosos como aranhas, lagartos e baratas. Personagens do cinema de terror, como Freddy Krueger, Chucky e o demônio do filme "O Exorcista" exploram o arrepio de medo. A homenagem a Cartola encerrou o desfile com a alegoria "As Rosas Não Falam", para evocar o saudosismo.

Fundada em 1946, a agremiação desfilou somente em Niterói por 39 anos (1947 a 1985). Foi campeã niteroiense por 18 vezes e desfilou no Rio pela primeira vez em 1986. Fez bons desfiles nos grupos inferiores e chegou ao Grupo Especial em 1991.

O segundo dia traz Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.

Redação Terra

Rudy Trindade/Futura Press
Juliana Paes é a rainha de bateria da Viradouro
Juliana Paes é a rainha de bateria da Viradouro

Enquete

  • Qual a nota que você dá para o desfile da Viradouro?
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • Busque outras notícias no Terra