Rio de Janeiro

› Carnaval 2008 › Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Segunda, 4 de fevereiro de 2008, 01h16 Atualizada às 04h13

Famosos prestigiam desfile do Salgueiro sobre RJ

Com o sétimo lugar do ano passado, o Acadêmicos do Salgueiro foi a terceira escola a desfilar na primeira noite do Grupo Especial como candidata ao título do Carnaval 2008 com carros alegóricos distintos uns dos outros para exaltar a diversidade do Rio de Janeiro. O desfile da escola de samba teve o prestígio de famosos como os craques Edmundo e Junior, os atores globais Eri Johnson e Juliana Alves, a modelo Viviane Araújo, a apresentadora Sabrina Sato, o cantor Latino e sua namorada Mirella Santos e a ex-BBB Carollini Honório, entre outros.

» vc carnaval: envie já vídeos e fotos
» Veja fotos do desfile
» Veja fotos ampliadas de Viviane Araujo
» Veja fotos ampliadas da ex-BBB Carol
» Veja fotos ampliadas de Mirella Santos

Com o enredo 'O Rio continua sendo...', o desfile pareceu convidar o público a completar as reticências. Cada ala e cada carro alegórico representou um aspecto da cidade celebrada. Chamado de 'Visão Paradisíaca', o carro abre-alas ilustrou a chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro, mostrando os primórdios do Rio. Na parte interna da alegoria havia uma cama elástica.

O segundo carro do Salgueiro, 'E a França Invadiu Nossa Praia', representou um navio francês. O terceiro carro do Salgueiro leva à avenida a "Praça Mauá: Entre o Sagrado e o Profano". A alegoria mostrou um barco e o cais do porto.

Em seguida, o quarto carro falou da Lapa. Tulipas de chope, os arcos da Lapa e um bar montam a alegoria A escola simbolizou a arte e a poesia pelas ruas do bairro da região central do Rio. A vida cultural agitada foi caracterizada em bibliotecas, teatros, cinemas e figuras como teatro de revista, estudantes, a Cinelândia, pintores, garçons e a Lapa, tradicional bairro da boêmia, são mostradas na alegoria.

Um carro alegórico lembrou a paixão do carioca pelo futebol com um gigantesco Maracanã com luzes em neón.

O subúrbio carioca pelos olhos de quem viaja por pelo trem foi a última ala. Os carnavalescos da escola criaram imagens de igrejas, barracos e garotos soltando pipa nas favelas. Personagens típicos de bailes funks, pagodeiros, mulatas e passageiros de trem são distribuídos. Uma ala inteira a representou um baile funk.

O Salgueiro desfilou com 3,9 mil componentes em 34 alas e oito carros alegóricos.

A rainha de bateria do Salgueiro, Viviane Araújo, disse antes de iniciar o desfile que se prepara o ano inteiro para exibir o corpo na Marquês de Sapucaí. "É dedicação, é Carnaval, é Salgueiro: uma escola maravilhosa. Estou muito feliz de representar o Salgueiro este ano".

Fundada em 1953, a escola surgiu a partir da fusão de duas das três escolas do Morro do Salgueiro, Azul e Branco e Depois Eu Digo. No final da década de 50, adotou o lema "nem melhor, nem pior, apenas uma escola diferente".

Completam os desfiles da primeira noite as escolas Portela, Mangueira e Viradouro. No segundo dia do Grupo Especial desfilam Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor. Na segunda-feira, desfilam Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.

Redação Terra

Rudy Trindade/Futura Press
Viviane Araújo é rainha da bateria da Salgueiro
Viviane Araújo é rainha da bateria da Salgueiro

Enquete

  • Qual a nota que você dá para o desfile da Salgueiro?
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • Busque outras notícias no Terra