Rio de Janeiro

› Carnaval 2008 › Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Domingo, 3 de fevereiro de 2008, 23h51 Atualizada às 04h30

Porto comanda folia em navio que trouxe japoneses

Segunda a desfilar na abertura do Grupo Especial do Carnaval 2008 no Rio de Janeiro, a Porto da Pedra homenageou os 100 anos de imigração japonesa com um aviso na Sapucaí: Tem pagode no Maru! 100 Anos de Imigração Japonesa - Maru é o nome do navio que levou os primeiros japoneses do porto de Kobe a Santos. A agremiação de São Gonçalo tenta seu primeiro título falando da comunidade nipo-brasileira e mostrando sua influência no País, retratando o bairro da Liberdade em suas fantasias e alegorias. A madrinha da bateria Ângela Bismarchi fez um sacrifício por sua escola: operou os olhos para ficar parecida com uma japonesa.

» vc carnaval: envie já vídeos e fotos
» Veja fotos do desfile
» Veja fotos ampliadas de Ângela Bismarchi
» Bismarchi vive japonesa
» Leia mais notícias do Rio de Janeiro

Travestidos de figuras mitológicas ou em personagens femininos, os componentes do abre-alas simularam o teatro Kabuki, espetáculo de marionetes que até os dias de hoje não renuncia ao seu estilo tradicional. A Comissão de Frente representou o espetáculo Kabuki. O cenário reproduziu um pagode xintoísta.

Em seguida duas damas aparecem, protegendo com seus leques, uma terceira que interpreta a saudade. Surgiram, então, mais três atores com longas perucas, interpretando o tempo, o vento e o futuro.

Entre as alegorias, a escola homenageou figuras importantes que se destacaram no país, como Tomie Othake, Tizuka Yamazaki e Manabu Mabe. Como não podia faltar, o desfile também representou a culinária japonesa com chá cerimonial, sushis, sashimis e saquê.

O penúltimo carro alegórico representou os mangás, personagens de desenhos animados criados pelos japoneses e populares no mundo todo. A Porto da Pedra encerrou o desfile com a visita do Brasil ao Japão, numa alusão aos decasséguis (filhos de brasileiros que imigram ao Japão).

Fundada em 3 de março de 1978, a escola do município de São Gonçalo, teve origem em um time de futebol com o mesmo nome. Desfilou em 1975 e 76, antes de virar um bloco profissional, em 1978.

Completam os desfiles da primeira noite as escolas Salgueiro, Portela, Mangueira e Viradouro. Amanhã desfilam Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.

Redação Terra

Rudy Trindade/Futura Press
Ângela Bismarchi é a madrinha de bateria da Porto da Pedra
Ângela Bismarchi é a madrinha de bateria da Porto da Pedra

Enquete

  • Qual a nota que você dá para o desfile da Porto da Pedra?
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • Busque outras notícias no Terra