Rio de Janeiro

› Carnaval 2008 › Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Domingo, 3 de fevereiro de 2008, 22h36

São Clemente abre desfiles com delírios de rainha

A São Clemente driblou dificuldades como um princípio de incêndio em um carro alegórico e o descolamento do tapa-sexo da modelo Viviane Castro para brindar o público da Sapucaí com os delírios da rainha Dona Maria, a Louca, na abertura do primeiro dia de desfiles do Carnaval 2008 no Rio de Janeiro. A escola escolheu uma homenagem aos 200 anos da vinda da família real portuguesa ao País para tentar o título inédito depois de faturar o campeonato do Grupo de Acesso no ano passado. A artista Rogéria interpreta a rainha de Portugal na comissão de frente do desfile.

» vc carnaval: envie já vídeos e fotos
» Veja fotos do desfile
» Carro da São Clemente tem princípio de incêndio
» Modelo nua cola tapa-sexo na concentração
» Leia mais notícias do Rio de Janeiro

Segundo ocorrência registrada pelos Bombeiros, a parte de trás do segundo carro da São Clemente, nomeado Desembarque no Paraíso Tropical, teve um princípio de incêndio. A escola negou o incidente. Viviane Castro, que desfilou no chão, precisou da ajuda de dois componentes da escola para colar o tapa-sexo de sua fantasia.

Sob o título O Clemente João VI no Rio: a redescoberta do Brasil. O enredo teve um patrocínio de R$ 2 milhões e foi baseado em rigorosa pesquisa histórica. O objetivo foi apresentar uma monarquia menos caricata do que a que costuma ser retratada em filmes e livros.

Apesar disso, dois cisnes pretos em meio a outros 16 brancos simbolizaram a a atormentada mente da rainha. Componentes fantasiados de galinha assada caracterizam o prato preferido do príncipe regente. No carro abre-alas, quimeras: seres meio arara, meio cisne -, misturando realidade e fantasia. As baianas desfilaram de luto, com a fantasia "Maria enclausurada de amor".

São Clemente pretende apresentar um verdadeiro 'desfile triunfal' sobre o período joanino, recriando as arquiteturas efêmeras de época, as festas, os rituais, as cerimônias régias, as missões artísticas e científicas, o cotidiano da cidade do Rio de Janeiro que recebeu o príncipe regente e sua corte em 1808, transformada na sede do império ultramarino português.

A escola surgiu em meados de 1953, quando um grupo de jovens do bairro de Botafogo se reuniu em frente à Vila Gauí com duas barricas vazias de uva iniciou uma animada batucada. A empolgação foi tanta que Ivo da Rocha Gomes resolveu criar a partir daquele momento um Bloco de sujos, que passou a desfilar no Carnaval pelo bairro de Botafogo com as cores azul e branca. A escola chega ao Grupo Especial neste Carnaval.

Completam os desfiles da primeira noite as escolas Porto da Pedra, Salgueiro, Portela, Mangueira e Viradouro. Amanhã desfilam Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.

Redação Terra

Márcio Nunes/Photo Rio News
Viviane Castro teve problema com tapa-sexo, que foi colado na frente do público
Viviane Castro teve problema com tapa-sexo, que foi colado na frente do público

Enquete

  • Qual a nota que você dá para o desfile da São Clemente?
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • Busque outras notícias no Terra