São Paulo

› Carnaval 2008 › São Paulo

São Paulo

Domingo, 3 de fevereiro de 2008, 04h13 Atualizada às 06h30

Vai-Vai confirma tradição e faz povo coreografar

A passagem da Vai-Vai pelo sambódromo comprovou a tradição da mais antiga escola de samba de São Paulo e fez o povo presente na arquibancada gritar e marcar o ritmo com bandeiras no Anhembi. Quinta a desfilar neste segundo dia, a terceira colocada de 2007 falou de educação e teve o desfile prestigiado pela presença do senador Eduardo Suplicy e do ator Marcos Frota, entre outros.

» vc carnaval: envie já vídeos e fotos
» Veja a foto ampliada
» Veja fotos do desfile
» Amanda Françozo na bateria da Vai-Vai
» Leia mais notícias de São Paulo

A Vai-Vai se inspirou em peça de Antonio Ermírio de Moraes com o enredo Vai-Vai - Acorda Brasil. Na trama, um rapaz é morto pelo tráfico porque seu pai, evangélico, não o deixou estudar música erudita. O adolescente morreu por ter escolhido o caminho do crime. Para provar que a educação é a base de tudo, a agremiação também aborda o Instituto Bacarelli, que vem melhorando a vida de jovens da favela Heliópolis com a música no carro alegórico "A Saída é ter Esperança".

O abre-alas retratou o deus Apolo, da música. O carro soltou fogo de verdade. Dezenas de crianças cantaram o enredo da escola em altos falantes. Logo atrás, uma alegoria de uma grande favela no mapa do Brasil com seus barracos, fios elétricos, placas com mensagens com erros de português e a escultura de um menino. No carro, uma arma vira violino. Em seguida, vem a ala "Minha arma por um Violino".

Na seqüência, um carro para retratar o cinismo de Brasília. Morcegos cercam a alegoria, que tem uma coruja na parte de cima, representando o saber. As asas se movimentam, cobrindo olhos, boca e orelhas.

A apresentadora Amanda Françozo estreou como madrinha de bateria da Vai-Vai no Carnaval de São Paulo. Vestida com um robe de seda, ela chegou no recuo em que estavam os integrantes da escola por volta das 3h da madrugada. Ela disse na madrugada deste domingo que ficou muito preocupada com sua forma física quando foi convidada para participar da festa no sambódromo do Anhembi.

A quarta ala é o "Carro do Exemplo", com uma imensa coroa prateada, símbolo da Vai-Vai. Entre os exemplos que servem de inspiração, o maestro Silvio Bacarelli, o ator Marcos Frota, o senador Eduardo Suplicy e o pianista José Carlos Martins.

Fundada em 1930, só em 1972 a escola de samba se profissionalizou e ganhou 12 vezes o Grupo Especial. Vai-Vai foi campeã pela última vez em 2001, quando dividiu o título com a Nenê de Vila Matilde.

Completam os desfiles de hoje as escolas Mocidade Alegre e Império de Casa Verde. No primeiro dia dos desfiles do Grupo Especial das escolas de samba de São Paulo se apresentaram Gaviões da Fiel, Acadêmicos do Tucuruvi, Unidos de Vila Maria, Águia de Ouro, Tom Maior, Rosas de Ouro e Nenê de Vila Matilde.

Redação Terra

Stephan Solon/Futura Press
Amanda Françozo foi madrinha de bateria
Amanda Françozo foi madrinha de bateria

Enquete

  • Qual a nota que você dá para o desfile da Vai-Vai?
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • Busque outras notícias no Terra