Recife e Olinda

› Carnaval 2008 › Recife e Olinda

Recife e Olinda

Sábado, 2 de fevereiro de 2008, 15h32 Atualizada às 11h49

Galo da Madrugada é acompanhado por 1 milhão

Alexandra Torres
Direto do Recife

Cerca de 1 milhão de foliões acompanharam neste sábado as sete horas de desfile do bloco de Carnaval Galo da Madrugada pela ruas do Recife, segundo as primeiras estimativas da Polícia Militar da capital pernambucana.

» vc carnaval: envie já vídeos e fotos
» Veja mais fotos do Galo da Madrugada
» Assista ao vídeo do Galo da Madrugada
» Começa a folia do Galo da Madrugada
» Leia mais notícias do Recife

Segundo a PM, 118 pessoas foram detidas durante o desfile pela Justiça do Folião até as 17h (horário local). Entre as ocorrências registradas estavam uso de entorpecentes e agressão física. Os casos foram julgado no local e os promotores do Ministério Público estão firmando Termos Circunstanciais de Ocorrência com os detidos. Cerca de 1,5 mil homens cuidaram da segurança do desfile.

Ao todo, 30 trios elétricos estavam programados para passar pelo percurso de 5 km do Galo da Madrugada até o começo da noite. O primeiro trio do bloco chegou à avenida Guararapes, no centro da capital pernambucana, por volta do meio-dia.

Os foliões coloriram as ruas com perucas de tule, sombrinhas coloridas e fantasias de todos os tipos ¿ palhaços, astronautas, melindrosas, mascarados. É o caso da recifense Íris Mockwitz, que trouxe o marido alemão para o Carnaval. Fantasiados de pierrô e colombina, os dois suportam um calor de mais de 30ºC.

"Ele era uma pessoa muito triste. Aí eu o trouxe para o Galo e agora ele é mais alegre", conta Mockwitz. A paixão do povo local pelo bloco é explicada por Fátima Amorim, mãe do palhacinho Lucas, 4 anos: "o Galo para nós é tudo. O Carnaval só começa quando a gente o vê".

Além da alegria, o bloco significa movimentação extra de dinheiro. Debaixo de tanto calor e pouca sombra, quem faz a festa são os vendedores ambulantes de água, cerveja e batidas. "A gente sempre vende bebida em eventos, mas o Galo é imbatível. A gente espera o ano todo essa oportunidade", conta a vendedora Fernanda Oliveira. Do lado de fora dos camarotes os catadores de latinhas fazem fila para recolher o lixo reciclável que sobra desse consumo.

Com informações da Agência Brasil

Redação Terra

Futura Press
Segundo as primeiras estimativas da PM, 1 milhão de pessoas acompanharam o Galo
Segundo as primeiras estimativas da PM, 1 milhão de pessoas acompanharam o Galo

Busque outras notícias no Terra