São Paulo

› Carnaval 2008 › São Paulo

São Paulo

Sábado, 2 de fevereiro de 2008, 06h52 Atualizada às 09h33

Vila Matilde fecha 1° dia sem fundador Nenê

A escola Nenê de Vila Matilde encerrou o primeiro dia de apresentações do Grupo Especial em São Paulo sem seu fundador. Alberto Alves da Silva, o seu Nenê, teve um problema renal segundo assessores da escola e está desde a semana passada em um hospital proibido de desfilar.

» vc carnaval: envie já vídeos e fotos
» Veja fotos do desfile
» Atriz completa metade do desafio
» Parte do público deixa Anhembi antes do desfile

Segundo a escola, o objetivo de seu desfile foi o combate ao preconceito. A partir das 6h, a escola fez um passeio pelo universo do folclorista Câmara Cascudo, usando sua obra "Antologia do Folclore Brasileiro".O desfile com o enredo Um Vôo da Águia Como Nunca Se Viu! Também Somos Folclore do Nosso Brasil - 110 Anos Aprendendo Com Câmara Cascudo teve início com um carro alegórico com o Nordeste e motivos indígenas como motivo. A escola desfilou com 3,7 mil componentes, 30 alas e cinco carros alegóricos.

O carro abre-alas trouxe figuras de bonecos típicos com as 15 nações de Maracatu e citou Câmara Cascudo. Logo à frente, a bateria lembrou o maracatu. Os componentes vinham com o rosto pintado de preto.

A região Norte foi destaque logo em seguida. As alas vinham com simulações de repentistas, a festa dos bois Garantido e Caprichoso, de Parintins e danças do norte.

O terceiro carro explorou personagens do Centro-Oeste. As crianças vieram em uma ala própria, com as cavalhadas de Goiás. Ainda na região Centro-Oeste, a escola mostra elementos da cerâmica indígena e danças. Lendas como a do Boitatá lembraram a região Sul.

A festa do divino, danças caipiras, maculelê e gafieira foram os destaques do último carro, que mostra o universo do folclore da região Sudeste do país. A Velha Guarda da Nenê da Vila Matilde, com Passistas dos 40 e a ala dos compositores fecharam o desfile.

A atriz global Monique Alfradique cumpriu a primeira parte do Desafio do Faustão, proposta da produção do quadro do programa dominical da Rede Globo, e desfilou pelas sete escolas de samba que passaram pelo sambódromo no primeiro dia do Carnaval de São Paulo.

No segundo dia, a atriz quer completar a tarefa com mais sete passagens pela avenida. "Eu estou bem", disse. "Acho que só vou ficar cansada quando eu parar", completou.

Parte do público que acompanhou a primeira noite de desfiles do Carnaval de São Paulo começou a deixar o complexo do Anhembi antes da escola entrar no sambódromo. Durante a passagem da escola de samba Rosas de Ouro, foliões de diversos setores lotaram as saídas.

O segundo dia dos desfiles começa às 22h30 com os desfiles do Grupo Especial as escolas Camisa Verde de Branco, Mancha Verde, X-9 Paulistana, Pérola Negra, Vai-Vai, Mocidade Alegre e Império da Casa Verde desfilam no Anhembi.

Redação Terra

Zanone Fraissat/Futura Press
Nenê de Vila Matilde levou à avenida o tema de combate ao preconceito
Nenê de Vila Matilde levou à avenida o tema de combate ao preconceito

Enquete

  • Qual a nota que você dá para o desfile da Nenê de Vila Matilde?
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • Busque outras notícias no Terra