São Paulo

› Carnaval 2008 › São Paulo

São Paulo

Sábado, 2 de fevereiro de 2008, 01h11 Atualizada às 07h08

Acadêmicos do Tucuruvi conta história do sorvete

Segunda escola a desfilar no carnaval 2008 de São Paulo, a Acadêmicos do Tucuruvi entrou às 0h10 em busca de seu primeiro título pelo Grupo Especial. Com um enredo que celebrou o sorvete, os 3,2 mil integrantes se dividiram em 24 alas para 'refrescar' a avenida contando a história do alimento, cuja invenção pode ter sido do povo babilônio ou dos chineses, segundo a interpretação do carnavalesco Armando Barbosa.

» vc carnaval: envie já vídeos e fotos
» Veja fotos do desfile
» Núbia Oliver: tenho medo de não ficar inteira para desfile
» Leia mais notícias de São Paulo

Assim como a primeira, Gaviões da Fiel, a escola terminou seu desfile dentro do limite de 65 minutos e chegou a atrasar um pouco a chegada, mesmo dentro do limite mínimo de 55 minutos.

O carro abre-alas recebeu o nome 'A Origem do Sorvete' e simbolizou uma grande geleira. O segundo mostrou o imperador romano Nero se refrescando com a iguaria. Grandes esculturas de leões puxando os carros caracterizaram Dom Pedro 2°, que seria um grande apreciador de sorvete no Brasil Imperial, segundo a interpretação carnavalesca da escola.

As baianas representaram Catarina de Médicis, que teria levado o produto à França durante o período monárquico. Outro homenageado foi o explorador Marco Polo, que trouxe da China receitas de sorvete, macarrão e arroz.

A bateria da Acadêmicos do Tucuruvi usou as cores marrom, branca e vermelha, para simular o sorvete napolitano. Com 46min de desfile, a invenção do picolé e do sorvete de casquinha foi representada pelas fantasias na avenida.

A madrinha da bateria da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, Núbia Oliver, disse pouco antes de se posicionar para o desfile de sua agremiação que não é preciso muito preparo para desfilar no sambódromo. "Tenho medo de dietas muito rigorosas, de não ficar inteira para o desfile", confessou.

Fundada em 1977, a escola está no Grupo Especial desde 1987. Tradicionalmente a Acadêmicos desfilava no abre-alas com um gafanhoto, uma forma de homenagear o bairro, já que Tucuruvi em tubi quer dizer "gafanhoto verde". Em 2006, a alegoria do inseto foi abolida, pois o enredo falava de agricultura e um gafanhoto poderia ser mal-entendido.

Redação Terra

Rodrigo Coca/Futura Press
Núbia Oliver chamou atenção na avenida
Núbia Oliver chamou atenção na avenida

Enquete

  • Qual a nota que você dá para o desfile do Acadêmicos do Tucurivi?
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • Busque outras notícias no Terra