Salvador

› Carnaval 2008 › Salvador

Salvador

Quinta, 31 de janeiro de 2008, 18h23 Atualizada às 19h42

Carnaval de Salvador começa com protesto de ativista inglês

Alexsandra Bentemüller
Direto de Salvador

O Carnaval de Salvador no circuito Barra-Ondina começou com um protesto do ativista e artista performático inglês Mark McGowan, 37 anos. Ele arrastou uma rede de pesca com 300 quilos de embalagens plásticas no Porto da Barra para alertar o mundo sobre o problema da presença de lixo nos oceanos e rios do mundo e seu efeito na vida marinha.

» Veja a foto ampliada
» Veja as fotos do protesto
» Leia mais notícias de Salvador

"Quis ajudar na causa. Minha performance pode até não mudar nada, mas é uma resistência. Precisamos impor limites. Quero fazer um Carnaval mais consciente", disse ao Terra.

McGowan está em Salvador a convite da ONG Fundação Global Ocean. De acordo com a ONG, 100 mil mamíferos morrem todos os anos vitimados pela ingestão de plástico dispersos no mar.

"O governo do mundo precisa de um limite na produção excessiva dessas embalagens de plástico. Elas só pensam em dinheiro e por isso produzem cada vez mais e mais", disse McGowan, que contou com a ajuda de dois garis para carregar a rede em todo o circuito.

Segundo ele, a Fundação Global Ocean pretende elaborar um projeto em Salvador em defesa do mar. "Vamos fazer diferença. Sou otimista", falou McGowan.

Mark McGowan é conhecido por atos polêmicos. Ele já percorreu mais de cinco quilômetros no centro de Londres para pedir às pessoas que fossem bondosas no Natal.

Em outros atos, passou oito horas beijando a foto do ex-primeiro ministro britânico Tony Blair. Na época, disse ter feito isso porque gostava de políticos.

Redação Terra

Antônio Reis/Especial para Terra
Ativista alerta sobre poluição dos oceanos
Ativista alerta sobre poluição dos oceanos

Busque outras notícias no Terra