Rio de Janeiro

› Carnaval 2008 › Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Quinta, 31 de janeiro de 2008, 13h25

Justiça proíbe carro sobre Holocausto da Viradouro

A Federação Israelita do Rio de Janeiro conseguiu nesta quinta-feira uma liminar que proíbe o carro alegório da Viradouro que exibiria um figurante fantasiado de Hitler e alegorias representando corpos de judeus mortos no desfile da Viradouro.

» Opine sobre o caso
» Comunidade judaica quer vetar carro do Holocausto
» Grande Rio critica "Holocausto" da Viradouro

"Comemoramos a decisão. Não poderíamos permitir uma pessoa representando Hitler vivo acima dos corpos de judeus mortos", informou a assessoria de imprensa da Federação.

A liminar foi concedida pela juíza de plantão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Juliana Kalichsztein.

Em comunicado oficial, a Federação afirmou que não permitirá que haja a banalização do Holocausto, nem o desrespeito à memória de suas vítimas.

Caso a Viradouro descumpra a ordem que impede a exibição de representações de judeus mortos, terá que pagar multa de R$ 200 mil. Se a escola apresentar um componente fantasiado do ditador Adolf Hitler, terá ainda que desembolsar R$ 50 mil.

O diretor de Carnaval da Viradouro, Paulo Paiva, disse que não vai se pronunciar sobre o caso. "Só o presidente Marco Lira poderá tomar alguma decisão, até porque o envelope com a intimação da Justiça está lacrado e só ele pode abrir", explicou. O carnavalesco Paulo Barros não foi encontrado para falar sobre o veto da justiça.

Com informações do jornal O Dia

Redação Terra

AFP
Carro da Viradouro faz alusão ao holocausto
Carro da Viradouro faz alusão ao holocausto

Busque outras notícias no Terra