Recife e Olinda

› Carnaval 2008 › Recife e Olinda

Recife e Olinda

Quinta, 31 de janeiro de 2008, 11h27

Nações indígenas desfilam no Recife nesta quinta

Alexandra Torres
Direto do Recife

Um grande encontro de nações indígenas agita esta quinta-feira no Pólo das Agremiações, no Bairro do Recife. É o 1º Festival de Caboclinhos e Tribos Indígenas que acontece no Pólo Recife MultiCultural.

» Leia mais notícias do Recife

O evento reunirá 22 agremiações e cerca de 1.100 pessoas numa grande homenagem a importantes mestres do Estado. As tribos se concentrarão na Rua da Moeda, a partir das 18h, de onde saem desfilando pelas ruas Mariz e Barros e Marquês de Olinda e terminam no Marco Zero.

A idéia do projeto nasceu do Cacique Luna, mestre da Tribo Indígena Tabajaras de Camaragibe. A proposta é possibilitar que nações indígenas de todo o Estado possam ter um encontro marcado no Recife, durante os festejos de Momo, possibilitando aos turistas e moradores da capital a oportunidade de conferirem uma das mais belas manifestações culturais de Pernambuco.

Entre as agremiações que estarão participando do festival estão as tribos indígenas Carijós de Camaragibe, Carijós de Goiana, Canindé de São Lourenço, Canindé de São Loureiro e Tupã. Depois de saírem em cortejo da Rua da Moeda até o Marco Zero, as tribos fazem uma grande roda onde loas serão entoadas para saudar os homenageados.

Eles foram escolhidos pela sua importância e contribuição para o movimento dos caboclinhos e das tribos indígenas. Além do Cacique Luna, que se encontra hospitalizado com problemas de saúde, também serão homenageados o mestre Bibiano, já falecido, ex-integrante da tribo indígena Canindé do Recife; Zé Alfaiate, da tribo indígena Sete Flechas do Recife e, Antônio Galdino, também falecido, ex-mestre da tribo indígena Canindé de Goiana.

Especial para Terra

Busque outras notícias no Terra